Chuvas fazem ritmo de colheita da soja diminuir no Brasil


Mato Grosso segue como o estado que mais colheu até o momento, seguido por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Confira como estão os trabalhos em cada estado!

Até a semana passada a colheita da soja no Brasil estava duas vezes mais rápida que o normal para o período. Só que de lá para cá as chuvas se intensificaram e atrapalharam a entrada das máquinas no campo. Com isso, o Brasil diminuiu um pouco o ritmo, apesar de ainda estar adiantando se comparado ao mesmo período do ano passado e também da média histórica.

A colheita de soja no Brasil atinge agora 37,9% da área estimada em 36,4 milhões de hectares, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Os trabalhos estão bastante adiantados em relação a igual período do ano passado (24,4%), e também à frente da média histórica para o período, de 26,2%.

Segundo o analista da consultoria, Evandro Oliveira, há bom desenvolvimento da colheita e clima favorável no Sul. Centro-Oeste e Sudeste tiveram bom andamento da colheita. “Mas houve bastante chuva nas regiões e isso pode ter retardado os trabalhos”, afirma.

Mato Grosso segue como o estado que mais colheu até o momento, com 70% da área de 9,6 milhões de hectares colhidos, bem acima da média histórica que é de 44%. Depois aparece Mato Grosso do Sul, com 52% (historicamente colhe 37%). São Paulo e Goiás vem na sequência com 45% cada um. Confira na tabela abaixo!

Veja mais notícias sobre soja



Source link