Dois municípios do Paraná estão quase terminando a colheita da soja


O estado já colheu um total de 51% de toda a soja semeada, bem mais rápido que os 27% registrados no passado no mesmo período

A colheita da soja segue avançando rápido no Paraná. Nem mesmo o excesso de chuvas registradas em fevereiro atrapalharam os trabalhos. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), a colheita de soja 2018/2019 atingiu um patamar de 51% da área estimada 5,429 milhões de hectares.

Na mesma época do ano passado os trabalhos estavam bem menos adiantados, com 27% da área colhidas apenas. Claro que uma das razões é o plantio antecipado da soja, registrada neste ano.

O Deral também informa que 72% das lavouras estão com bom aspecto, 24% em condições médias e 4% em situação ruim, entre as fases de floração (3%), frutificação (39%) e maturação (58%).

O Paraná trabalha com uma perspectiva de produção de 16,353 milhões de toneladas, ante as 19,184 milhões de toneladas da safra anterior. A produtividade média foi estimada em 3.012 quilos por hectare, 15% abaixo das 3.528 quilos registrados na última safra.

Regiões mais adiantadas

A região de Toledo está quase concluindo os trabalhos de colheita. Ali, 98% dos 481 mil hectares já foram retirados do campo. Cascavel é outra região em vias de terminar, com 90% já colhido. União da Vitória e Guarapuava são as regiões que menos colheram até agora, com 1% e 5% respectivamente. Confira abaixo cada região!

Veja mais notícias sobre soja



Source link