Terça-feira com muitas chuvas no Paraná e parte do Centro-Oeste


Segundo a Somar Meteorologia, o Rio Grande do Sul terá tempo mais firme até o fim de semana, favorecendo a colheita da soja. Confira a previsão para 15 dias para alguns municípios. Quer saber como será o clima na sua cidade?

O dia começa com uma frente fria avançando pela região Sul do Brasil. O sistema provoca chuva com acumulados elevados no oeste de Santa Catarina e centro do estado do Paraná. No Sudeste e Centro-Oeste, o dia começa com tempo instável, na faixa sul e leste do estado de São Paulo, transtornos provocados pelas chuvas que ocorrem desde a tarde de ontem, acumulados que ultrapassam os 70 mm. Tempo firme apenas no Rio Grande do Sul e parte do estado da Bahia.

SUL

A frente fria segue atuando próxima ao Paraná e mantém o tempo instável até o norte do Rio Grande do Sul. Inclusive, nessas áreas, o tempo fica bastante fechado com chuva a qualquer hora do dia. No oeste do Paraná os acumulados podem ser elevados, chegando aos 70 mm. Já em áreas do interior do Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar com a presença de uma massa de ar mais seco que garante o tempo firme na maior parte do estado. Chove apenas de maneira fraca na divisa com Santa Catarina e no litoral do estado. As temperaturas da manhã diminuem e durante a tarde seguem amenas em grande parte da região, devido aos ventos que passam a soprar do quadrante sul.

SUDESTE

A frente fria se aproxima do Sudeste, mas ainda não alcança o estado de São Paulo e as instabilidades continuam mal distribuídas por todas as áreas do Sudeste. As pancadas devem ocorrer principalmente na parte da tarde, com trovoadas e intensidade moderada, exceto o norte de Minas Gerais, onde as pancadas são fracas e isoladas. Nas áreas próximas ao Paraná a chuva pode acontecer a qualquer momento da tarde. As temperaturas sobem bastante na região, aumentando a sensação de tempo abafado, justamente por causa da aproximação da frente fria. As rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h em São Paulo.

CENTRO-OESTE

A chuva aumenta no sul do Mato Grosso do Sul, devido áreas de instabilidades atmosféricas e a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. O dia começa com aumento de nebulosidade e a chuva vem a qualquer momento, com acumulados bastante expressivos e ventos de até 60 km/h, além da queda de temperaturas mais amenas, devido ao excesso de nebulosidade. Nas demais áreas da região, o sol predomina entre poucas nuvens e a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, isoladas e sem elevados acumulados.

NORDESTE

A chuva perde intensidade no interior do Nordeste, e as pancadas são rápidas, pontuais e intercaladas com bastante sol e temperaturas elevadas. A chuva mais expressiva se concentra entre o litoral do Piauí e do Maranhão, por influência da Zona de Convergência Intertropical. Apenas no litoral da Bahia e Sergipe, o tempo segue firme e ensolarado.

NORTE

Pancadas de chuva abrangentes na região nortista. O tempo fica abafado, com temperaturas elevadas e o calor predomina, mas no período da tarde, a chuva ocorre em forma de pancadas, sendo mais expressivas em áreas do interior do Pará e do Amazonas. Já em Roraima, se chover é algo pontual.

Veja mais notícias sobre soja



Source link